São Caetano: coleta de lixo eletrônico conta com grande participação da população durante Semana do Meio Ambiente
quinta-feira, 16 de junho de 2011A população de São Caetano do Sul participou ativamente de uma ação inédita de coleta de lixo eletrônico realizada pela Prefeitura durante a Semana do Meio Ambiente na cidade. A ação, que teve três dias de duração (8 a 10/6), objetivou detectar a proporção de material eletrônico que se acumula e orientar futuras campanhas educativas e ambientalmente corretas.
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), localizada no Bairro Mauá, serviu como ponto de coleta para o depósito de computadores, CPU, teclados, mouses, caixas de som, monitores, notebook, celular com ou sem bateria, carregadores, fones, telefones, aparelho de som, impressoras, cartuchos, cabos, fontes, câmera fotográfica, vídeogames, videocassete, DVD, CD, TV, rádio, no break, estabilizador, máquinas de calcular e escrever, mp3 player, chip GSM, reatores, PDA, filtro de linha, servidor, projetor e rack para servidor e centrais telefônicas.
Para Rogério Alvarenga, engenheiro florestal e assessor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Caetano, “o recolhimento durante a campanha foi abaixo do esperado, o que nos trouxe uma boa impressão. Isso indica que os nossos munícipes estão informados e sabem como destiná-los. Mas ainda percebemos que algumas pessoas têm dificuldades de saber o que fazer com estes materiais quando se tornam obsoletos em seus lares”.
Campanha – Além de destacar a importância de realizar o descarte dos aparelhos de maneira correta no meio ambiente, a campanha teve como objetivo informar os munícipes sobre os riscos que este tipo material oferece, pois contém substâncias tóxicas – quando esse tipo de material é descartado de maneira indevida, pode ocorrer a contaminação do solo e da água (lençóis freáticos).
Em geral, computadores trocados por outros de nova geração, mas que funcionam, podem servir de instrumentos a entidades assistenciais para cursos voluntários e de capacitação. Se ele não funciona pode ainda servir para ceder peças para outras máquinas e muitas entidades aceitam essas doações – basta procurar e informar-se em sua cidade os locais que aceitam estas doações.
Os resíduos como baterias, pilhas e celulares velhos devem ser descartados nas lojas e pontos de vendas desses itens, em bancos e postos onde exista um equipamento para esse fim. O importante é que essa destinação não seja feita no lixo normal ou no reciclado, de forma inadequada.
Procure informar-se e não acumule lixo eletrônico. Destine-o adequadamente, pois ele pode continuar útil por algum tempo e não poluir o meio ambiente. Mais informações na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) de São Caetano pelo telefone 4232-5851.
Fonte: Prefeitura de São Caetano